Textos

Neusa Mendes – Exposição Silentio
2018

“[Re]invenção de uma cidade” foi um dos dez projetos selecionados pelo Edital Arte e Patrimônio - 2009, lançado nacionalmente pelo Paço Imperial e Ministério da Cultura/IPHAN, com patrocínio da Petrobras e realização da prefeitura municipal de Viana

Consiste num programa de residência artística que compreende duas vivências: a primeira em novembro de 2009, entre os dias 26 e 30, e a segunda, em janeiro de 2010, entre os dias 23 e 30 e parte de investigações do patrimônio cultural da cidade de Viana no Estado do Espírito Santo e dos signos deixados na e pela cidade na configuração espaço-tempo. Esses registros de criação constituem uma extensão da própria memória e corpo da cidade e de seus limites, estabelecendo diálogos entre o município e o seu Patrimônio.

O artista José Rufino foi convidado a visitar a cidade de Viana e a residir nela, de modo que pudesse, ao mesmo tempo, observar os moradores, as edificações históricas e as novas moradas, a sua origem, a fim de selecionar, recortar e conectar imaginários individuais e coletivos.

O olhar de Rufino vai além da mera observação curiosa, sua formação em geologia permite-lhe reconhecer no fenômeno mais singular, ao mesmo tempo, sua originalidade e sua macroidentidade. Seu trabalho nasce no estabelecimento de nexos entre os vestígios encontrados abandonados pela cidade e a transformação de suas formas em obra.

A mostra “Silentio”, ocupa os dois pavimentos da Galeria de arte contemporânea Casarão – prédio construído na metade do século XIX – constituída de dois núcleos: a exposição no primeiro piso, uma videoinstalação denominada Myriorama n.º 3, e, no segundo piso, a instalação cujo título denomina a exposição.

Myrioraman.º 3

Myriorama é o nome de uma série de videoinstalações de José Rufino, produzidas a partir de fotografias antigas, que se fundem infinitamente quando estão pálidas e aparecem mais escuras e contrastadas quando individualizadas. O nome é o mesmo usado para antigos jogos visuais com paisagens panorâmicas, cujas partes cortadas podiam ser emendadas em qualquer combinação.

Com isso, temos o mote inicial para entender as imagens capturadas do arquivo da Prefeitura de Viana, localizado na Estação de Trem e alguns álbuns de particulares cuidadosamente vasculhados por José Rufino. Dele, o artista ativa a memória e retira fragmentos; mãos, pés e detalhes do corpo, pessoas diminutas, palmeiras imperiais, calçadas, móveis, de modo que, fundidas em momentos pálidos, como palimpsestos, as imagens em diversas maneiras abandonam a imagem inicial e vão se esvaindo em outras possibilidades interpretativas.

Silentio

“Quando entrei nas casas abandonadas com as marcas da lama seca nas paredes, fiquei em silêncio imaginando aquela água subindo e descendo silenciosamente e acomodando tudo o que transportou”. (José Rufino)

José Rufino demarcou toda a extensão da Galeria, sinalizando o limite em que as águas invadiam as casas: 1,80m do piso à altura das janelas. A partir da demarcação, os objetos coletados tratados invadem o espaço expositivo. Rufino tem a capacidade de fazer fluir neles suas significâncias próprias.

Simultaneamente, os dois lados se interpenetram: o lado provisório, a obra; o lado da permanência, embora mutante, a vida de cada um dos moradores assolados pela enchente – o aspecto trágico e, ao seu lado, a paisagem externa vista por entre as fissuras que podem ser mais largas ou mais estreitas, mas sempre fissuras, separação, deslocamento. É no desgarramento entre os resíduos – instalados na tentativa de capturar aquele ponto cego do olhar – que se reabrem à brecha e se entranham na paisagem que o sujeito reencontra o patrimônio – a cidade e a arte. Estas são as possibilidades de recuperação identitárias, filiadas a um projeto contemporâneo de arte.

“Esse tipo de enchente é uma tragédia silenciosa. Assim, denominei a instalação de silêncio, em latim; ou melhor, silenciosamente: SILENTIO. A palavra tem pronúncia praticamente igual à do português e uma grafia diferente e eloquente. Ela sozinha pede uma leitura melódica, profunda.” (José Rufino).

Coordenação e curadoria – Neusa Mendes

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